Sua criança não senta direito na cadeira...

Entenda o que está por trás desse comportamento!

Design sem nome (26).png

 

   Seu filho ou seu aluno não senta direito na cadeira para almoçar ou fazer as tarefas escolares, quando se senta, debruça-se sobre a mesa e parece ter dificuldades para permanecer sentado?

 

   Ele pode apresentar dificuldades no processamento de alguns estímulos sensoriais!

 

   Todos nós processamos os mais variados estímulos do ambiente de diferentes formas! Contudo, algumas crianças podem perceber os estímulos sensoriais de forma mais ou menos intensa, ou mesmo, não percebê-los

 

   Na imagem acima, a criança pode não estar registrando adequadamente os estímulos relacionados à posição do corpo no espaço, o que dificulta a consciência sobre o seu próprio corpo.

 

   Ela também pode ter uma necessidade de buscar estímulos táteis e de movimento mais do que as outras crianças da mesma idade e, por isso, ocorre essa procura sensorial que nós observamos na forma de comportamentos que expressam a intensa movimentação.

 

   Se não for permitido a ela movimentar-se ou mudar de posição frequentemente, pode ser que a atenção dela volte-se a suas necessidades sensoriais... e, assim, a sua atenção não estará disponível para aprender!

 

   Se a atenção da sua criança está em atender às suas necessidades sensoriais, como nesse exemplo de movimentar-se, ela pode ter dificuldade para prestar atenção em você, no professor e para realizar as atividades cotidianas de autocuidado, como a alimentação, e escolares, que requerem um tempo maior sentadas e com a postura adequada.

   Todos nós apresentamos diferentes formas de processar os diversos estímulos sensoriais que nos rodeiam. Contudo, para essas crianças, esse processamento que ocorre de forma acentuada ou atenuada pode mostrar-se atípico quando ele impacta em sua capacidade de realizar ou de concluir as atividades escolares e, portanto, aprender, já que aqui temos um prejuízo ocupacional.

   Ao conhecer sobre os padrões de processamento sensorial, é possível compreender alguns comportamentos da nossa criança e auxiliá-la para que tenha a sua necessidade sensorial atendida e possa dedicar a sua atenção a nos dar atenção e a aprender!

   Esse conhecimento é fundamental para você contribuir para o desenvolvimento e o desempenho escolar de sua criança, pois, muitas vezes, diante do que os comportamentos aparentam, podemos nos sentir desafiados por ela, interpretando a situação como se ela não estivesse se comportando adequadamente.

 

   Se possível, auxilie-a a se regular, proporcionando oportunidade para a busca sensorial e a percepção dos limites corporais e das posições que seu corpo ocupa no espaço.

 

   Caso queira compreendê-lo melhor, foi com o intuito de esclarecê-lo que escrevi o livro Processamento Sensorial no Dia a Dia, para ser esse guia que te auxiliará a compreender os padrões de processamento sensorial e a apoiar o seu filho, ou o seu aluno, diante dos desafios sensoriais com os quais ele se depara.


   Com carinho, Ana Savall.