Compreenda o mundo sensorial do seu filho, aluno ou o seu!
Realizada de forma online, você conhecerá o Perfil Sensorial e os respectivos padrões de processamento sensorial.
Você sabe aqueles comportamentos desafiadores que nossos filhos às vezes apresentam e nem sempre sabemos porque eles surgem ou como lidar com eles?
E você já se perguntou por que seu filho reage de maneira diferente a sons, texturas ou movimentos?
Muitas crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos do neurodesenvolvimento enfrentam dificuldades para processar os inúmeros estímulos sensoriais presentes à nossa volta.
Mas não só elas! Crianças e adolescentes típicos ou com Altas Habilidades/Superdotação também podem apresentar características peculiares em relação a como lidam com as diferentes informações sensoriais advindas do ambiente ou mesmo das atividades que estão realizando.
Essas reações podem impactar diretamente na realização ou conclusão das tarefas cotidianas, nos momentos em família e em sua participação e aprendizagem na escola!
A Avaliação do Perfil Sensorial oferece uma análise detalhada de como seu filho processa os estímulos do ambiente, permitindo uma compreensão mais profunda de seus comportamentos, principalmente daqueles desafiadores.
Com base no Modelo de Processamento Sensorial de Dunn (1994), essa avaliação permite identificar as necessidades sensoriais específicas de seu filho e orientar acomodações sensoriais, estratégias e modificações nas atividades ou no ambiente, tornando-os mais amigáveis sensorialmente, para melhorar a sua participação em diferentes contextos.
Como é feita a Avaliação do Perfil Sensorial?
- Entrevista com pais ou responsáveis
A Avaliação é feita por meio de encontros online, conduzida na forma de entrevista, geralmente respondida pelos pais, embora também possa ser realizada por alguém bem próximo da criança. Dependendo da idade do adolescente, ele mesmo pode responder.
Nessa entrevista, são colhidas informações quantitativas e qualitativas relacionadas aos comportamentos que podem ter, como causa, questões sensoriais. Conforme o andamento da entrevista e os questionários a serem aplicados, definidos conforme a idade da criança/adolescente, podem levar de um a quatro encontros.
Cada encontro leva em torno de 1 hora a 1 hora e 30 minutos de duração. É aplicado um dos questionários do Perfil Sensorial 2, voltados aos cuidadores, para identificar os padrões sensoriais e como influenciam o comportamento do seu filho. Também podemos optar pela aplicação da Medida de Processamento Sensorial (SPM 2).
- Entrevista com a escola
Para crianças e adolescentes entre 3 e 15 anos, orientamos a realização de entrevista com as professoras para a aplicação do Perfil Sensorial 2 Acompanhamento Escolar para identificar os Padrões Sensoriais e os Fatores Escolares, compreendendo como impactom na aprendizagem e participação na escola.
Basta um único encontro para a realização desta entrevista.
- Orientação aos pais
Destinamos, entre um e dois encontros, para a devolutiva com os pais. Objetiva apresentar os resultados e interpretar o Perfil Sensorial de seu filho e para oferecer orientações sobre acomodações sensoriais, modificações ambientais e estratégias para favorecer a sua participação no dia a dia. Aqui também são feitas recomendações terapêuticas, quando necessárias.
- Orientação escolar
Também destinamos um encontro, com duração entre 1h e 1h30 com a escola, para esclarecer o Perfil Sensorial e os Fatores Escolares do aluno e sugerir acomodações sensoriais, modificações ambientais e estratégias para favorecer a aprendizagem e a participação escolar.
- Relatórios
São elaborados e enviados à família um relatório detalhado, com os resultados obtidos nas avaliações, destacando os principais desafios sensoriais, e com orientações personalizadas para a família e a escola. E também um relatório breve, para compartilhar com outros profissionais.
Bônus
- Apresentações visuais
Você receberá as apresentações visuais elaboradas para apresentar os resultados a você, familiar, e também à equipe escolar, em PDF, com um resumo visual e claro dos resultados obtidos.
- Livro Digital Processamento Sensorial no dia a dia
Você receberá o nosso livro digital “Processamento Sensorial no dia a dia: um guia para compreender e apoiar pessoas com dificuldades sensoriais" para maiores esclarecimentos sobre as dificuldades sensoriais.
Para quem é essa avaliação?
Essa avaliação é ideal para pais que querem entender como os estímulos sensoriais afetam o comportamento de seus filhos e para escolas que desejam obter orientações sobre os desafios sensoriais e possíveis ajustes nas atividades e no ambiente escolar para melhor apoiar a aprendizagem e a participação do estudante com dificuldades sensoriais.
Se você percebe que o comportamento desafiador de seu filho pode ser resultado de certos sons, luzes, cheiros, da busca excessiva por movimentos ou até mesmo do tipo de roupa que veste, essa avaliação pode fornecer respostas valiosas a você!
Mas também é voltada a bebês e a adultos e idosos que viveram toda uma vida tendo que lidar com os desafios sensoriais.