Vem descobrir!
Nem sempre o que interpretamos como "birra" ou "timidez" é o que parece ser.
Pode ser que esses comportamentos sejam apenas a ponta do iceberg de uma série de reações sensoriais que a crianças está experimentando.
Uma criança que se recusa a vestir uma roupa com uma certa textura ou a experimentar novos alimentos pode não estar ‘fazendo birra’, mas pode estar reagindo a estímulos que, para ela, são intensos demais, ou mesmo são por elas percebidos como aversivos, e não podem ser simplesmente ignorados.
Aquela criança que prefere ficar no seu cantinho, evitando interações sociais, pode não ser tímida, mas estar sobrecarregada com o excesso de estímulos do ambiente, com seus sons, luzes e movimentações, e tudo o que ela quer é um momento de sossego para se autorregular!
Essas reações podem ser mais do que simples escolhas ou comportamentos desafiadores. Podem ser respostas do sistema nervoso da criança ao mundo ao seu redor.
E ela pode inclusive querer interagir, mas não conseguir.
Entender que há razões sensoriais por trás desses comportamentos pode mudar completamente a maneira como lidamos com elas!
Ao invés de tentar corrigir ou mudar a criança, podemos focar em compreender o que ela está sentindo e, a partir disso, buscar estratégias que respeitem suas necessidades sensoriais.
O aprofundamento neste tema ajuda a desmistificar comportamentos frequentemente mal interpretados, colocando um foco empático nas necessidades sensoriais das nossas crianças.
Com carinho, Ana Savall.