Entenda o por quê!
Algumas crianças reagem de forma diferente a certos estímulos do ambiente.
Por exemplo, algumas parecem se incomodar com sons altos ou inesperados, como o barulho de uma cadeira sendo arrastada pela sala de aula, uma garrafa d'água de metal caindo no chão e falas acalouradas e nós podemos perceber isso diante dos comportamentos que elas adotam, como o de tapar os ouvidos, a exemplo da menina da foto acima.
Esse comportamento pode expressar uma resposta de autorregulação sensorial, ou seja, uma forma de autogerir ou controlar a entrada de estímulos sensoriais, principalmente quando considerados aversivos.
Por outro lado, há crianças que gostam muito de se envolver em atividades que envolvem o manuseio de diferentes texturas, como brincar com areia ou massa de modelar e essa busca sensorial também pode ser uma forma de autorregulação.
Essas reações expressam diferentes formas de lidar com os diversos estímulos sensoriais que estão à nossa volta e podem não ser, apenas, meras preferências individuais... elas podem estar relacionadas a como o cérebro de nossos pequenos registra, organiza e processa as informações sensoriais.
Por trás dessas respostas de tapar os ouvidos ou de manusear diferentes texturas, pode haver um padrão de processamento sensorial que influencia esses comportamentos, a realização das diferentes atividades do dia a dia e até a aprendizagem.
Crianças que parecem evitar certos sons, cheiros ou toques podem estar experimentando o mundo de uma maneira que é diferente do que estamos acostumados a imaginar, podendo indicar uma hiperresponsividade sensorial.
Da mesma forma, as que buscam estímulos constantes, como girar, pular ou mexer em objetos repetidamente, podem estar tentando se autorregular e indicar uma hiporresponsividade sensorial.
Entender esses padrões é fundamental para oferecer o suporte adequado, tanto em casa quanto na escola, auxiliando nossas crianças a se sentirem mais confortáveis e seguras em seus ambientes e, nisso, o nosso livro foi muito cuidadoso em esclarecê-los. Eu te convido a conhecê-lo!
Com carinho, Ana Savall.